DESENCONTROS DE EDUARDO E JANAD
A campanha em Palmas começou a pegar fogo. O comentário do final de semana foi o episódio de sábado, 17, entre os candidatos a prefeito do Podemos, Eduardo Siqueira Campos, e do PL, Janad Valcari, no “Encontro com os candidatos a cargos eletivos”, no auditório da Assembleia Legislativa, promovido pela Igreja Católica. Quando Janad se aproximou, Eduardo se recusou a cumprimentá-la e [o áudio é ruim por estar encoberto pela música] parece ter falado: “Enquanto a senhora não me respeitar não vou cumprimentar a senhora. Não seja falsa”. Então Janad responde: “Essa sua arrogância que vai fazer a senhor perder”. E Eduardo ainda deu uma tréplica, com algo do tipo: “Não seja falsa. Não serei falso”. Essas imagens foram captadas pelo perfil do Instagram do @opinativopolitico_oficial.
EM FESTEJO NAS ARNOS
Apesar de esse desencontro dos dois ter sido o que repercutiu, a mesma situação ocorreu num festejo nas Arnos, há cerca de um mês. Quando Janad foi cumprimentar a esposa de Eduardo, Poliana Marques Siqueira Campos, ele reagiu e parece ter dito algo duro para a candidata do PL, que finge que nada aconteceu e sai falando com populares.
NUNCA DEIXOU DE CUMPRIMENTAR ADVERSÁRIO
A reação indignada de Eduardo chamou a atenção até de adversários do passado do hoje candidato do Podemos. Ex-deputado federal e estadual e ex-senador, ele é muito habilidoso no relacionamento. A ponto de se recompor por alguns de seus maiores opositores como o ex-governador Marcelo Miranda (MDB), o então deputado estadual Sargento Aragão — que foi um dos maiores antisiqueirista –, os ex-prefeitos de Palmas Raul Filho e Carlos Amastha — Eduardo, secretário do quarto governo Siqueira (2011-2014), recebeu esse último em 2013 após os duríssimos embates das eleições de 2012. Enfim, nunca se teve notícia de que o agora candidato do Podemos se recusou a cumprimentar qualquer um desses oponentes, ou qualquer outro.
Nas fotos, Eduardo com os ex-adversários Amastha e Marcelo Miranda:
MOTIVO DA INDIGNAÇÃO
Por trás dessa indignação, existe um episódio. Eduardo contou à coluna que há um mês sua esposa, Poliana, ligou-lhe chorando de uma casa nos Aureny’s. Segundo ele, a dona da residência tinha recebido pouco antes a visita de Janad, que disse à moradora que Eduardo sempre foi “um drogado, pedófilo, traficante” e que só “deu desgosto ao pai”, o governador Siqueira Campos. A senhora que recebeu a candidata do PL pediu que ela não dissesse mais nada e ligou para Poliana contando o ocorrido. Dias depois houve o primeiro encontro de Eduardo e Janad nas Arnos e no sábado este do evento da igreja.
DESCOMPOSTURA
No encontro nas Arnos, a própria Poliana passou uma descompostura em Janad. Segundo Eduardo, sua esposa disse o seguinte à candidata do PL: “Como a senhora quer nos cumprimentar depois do que disse na casa [citou o nome da moradora, que preferi excluir]? Quer dizer que a senhora mente, ataca a honra do meu marido e vem fazer cena nos cumprimentando? Não! Por favor, se a senhora não nos respeita, não seja demagoga para querer pegar na minha mão”. Poliana pediu que Janad ou volte àquela casa e retira o que disse, ou, dali para frente, não os cumprimente mais.
ENSAIOU A CENA
Para Eduardo, Janad sabia que ele não a cumprimentaria por esse motivo e, justamente, por isso foi até ele. “Ela sabia. Ensaiou a cena. Muito lamentável”, afirmou o candidato do Podemos.
INTOLERÂNCIA E IMPACIÊNCIA
Em nota, Janad comentou que é “vítima do marketing viral negativo e de ataques orquestrados em blogs de esquerda”. “Palmas inteira sabe quem historicamente faz campanhas assim. São três grupos políticos me atacando diariamente e esta não é a primeira vez que ele deixa de me cumprimentar, o que demonstra sua intolerância e impaciência para o diálogo”, afirmou.
COLIGAÇÃO GANHA APOIOS NA RETA FINAL
O candidato a prefeito do PRD de Arraias, professor Oscar de Souza Alves Neto, avalia que avançou na sua coligação na reta final das convenções. Além do PRD, Oscar conseguiu o apoio de Progressistas e Podemos. “Fortaleceu muito nosso projeto”, defendeu o candidato do PRD.
CAMINHANDO SOBRE O ASFALTO DE JOSI
Aliados da prefeita Josi Nunes (UB) alfinetam a visita que os candidatos Eduardo Fortes (PSD) e Juarez Moreira (PDT) fizeram na terça-feira, 13, ao bairro João Lisboa da Cruz, quando defenderam que a localidade necessita de investimentos em infraestrutura. Segundo esses aliados de Josi, a dupla fez vídeos e imagens caminhando sobre o asfalto recentemente recapeado pela prefeita. No total, passaram por recapeamento, dizem, 40.454,74 metros quadrados de ruas do bairro. Além disso, garantem, uma praça que está sendo construída entre o João Lisboa e a Vila Independência.
TRÊS CANDIDATURAS EM AUGUSTINÓPOLIS
Em Augustinópolis, ficaram definidas três candidaturas. A do prefeito Antônio do Bar (Republicanos), com o empresário Roni Teodoro (Republicanos) de vice; a do cirurgião dentista Guilherme Rezende (Podemos), com professor Herculano (Podemos) de vice; e a do atual vice-prefeito Zé Mendonça (PDT), com professora Francinete (PT) de vice.
APOIO A GERCIMAR
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) declarou apoio a Gercimar Xavier (Republicanos) em São Félix. O ex-prefeito Marlen desistiu da disputa e indicou a esposa, Adelaide Ribeiro (Progressistas), para vice na chapa. Eles enfrentarão o prefeito Carlos Irael Ribeiro Dos Reis, o Carlão (MDB).
PISONI TROCA A AGÊNCIA
A agência Public não está mais na campanha do candidato a prefeito de Gurupi, Cristiano Pisoni (PSDB). O contrato da empresa era para a pré-campanha, o que foi feito, e as partes não renovaram para o pós-convenção. Para tocar a campanha a partir de agora, o tucano contratou a Ronconi, cujo marketeiro é Eclesiastes dos Santos Pinto Junior, que já fez campanhas para Marcelo Lelis e Vicentinho Júnior.
LUTO OFICIAL EM PORTO
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (UB), decretou decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da senhora Duerita Pereira de Carvalho, no sábado, 17. Duerita é mãe do vice-prefeito Joaquim do Luzimangues (UB), pioneira no distrito e querida por todos.
HOMENAGEM EM BRASÍLIA
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal concedeu ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, e também ao tenente-coronel Nilton Rodrigues dos Santos, assessor da corporação tocantinense, a Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. A solenidade, realizada em Brasília, na sexta-feira, 16, reuniu os agraciados, reconhecidos pela contribuição com a corporação da Capital Federal. Contudo, coronel Ornelas pôde comparecer à solenidade pela agenda corrida. O tenente-coronel Nilton Rodrigues, além cerca de outras 500 pessoas, também homenageadas participaram.